segunda-feira, 19 de maio de 2014

MARQUINHOS X GENIVAL (LEIA ATÉ O FINAL)

Parei para refletir esses dias sobre o atual momento político que estamos vivendo na cidade de Parazinho/RN. É notório o esforço realizado pelo novo grupo político sob o comando do Prefeito da cidade, Marcos Antônio de Oliveira (Marquinhos).  De perto dá pra se ver que a melhoria e a humanização dos serviços públicos estão cada vez melhores.

O que dizer da saúde da cidade que comparada a de outros municípios está conseguindo tirar de letra às dificuldades geradas pela diminuição dos repasses de FPM e ISS nos cofres públicos. Consegue manter médicos plantonistas todos os dias da semana. SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR.



Mas em Parazinho imperou durante décadas a chamada “A Política do Pão e Circo” frase que ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.

A frase desconhecida por muitos, tem origem na Sátira X do humorista e, claro, poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.),  no contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

Qualquer semelhança com os últimos anos da politica na cidade Parazinho não é mera coincidência, é fato. Algumas obras realizadas escondiam uma fábrica de fazer dinheiro, caixa dois, três...

Nos tempos de crise, as autoridades acalmavam o povo com a construção de enormes arenas, onde realizavam-se os espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, espetáculos com palhaços, artistas de teatro e corridas de cavalo.
Outro costume dos imperadores que vale ressaltar era a distribuição de cereais mensalmente. Basicamente, estes "presentes" ao povo romano garantia que a população pobre não morresse de fome e tampouco de aborrecimento.

A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.

Reitero que, qualquer semelhança com gestores que passaram pela prefeitura municipal de Parazinho não é coincidência, é fato!





Enquanto a nova gestão que começou suas atividades em 2013 e está na metade de 2014 se esforça para melhorar os serviços prestados a população, muitos críticos aborrecidos preferem voltar a comer sobras das mesas das elites, e assim os ricos ficando mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

 Posso eleger grandes feitos de humanização dos serviços à população do município sem precisar cultuar a famosa da Política do Pão e Circo. Observem!





Na SAÚDE são alguns dos melhoramentos
Contratação de profissionais e serviços para o atendimento à população do município, tais como: Cardiologista, ultrassonografia, Cirurgião e Nutricionista exclusiva para o atendimento dos usuários da saúde;

Compra de todos os materiais da maternidade garantindo os primeiros partos em pouco mais de 8 anos desativada;

Ultrassonografia em Pereiros, atendimento de psicologia clínica e realização de exames clínicos sem a necessidade do deslocamento dos moradores para a sede do município cerca de 20 km. Além da reforma e ampliação de toda unidade de saúde já prevista para;

Recentemente à reforma nas unidades de atendimento, antes os bancos eram de cimento e cadeiras plásticas em um espaço muito quente. Já chegaram cadeiras acolchoadas, a intenção é melhorar atendimento ao usuário que merece respeito e cidadania;

A Secretaria de Saúde em parceria com outras secretarias, prefeitura municipal de Parazinho e SENAR, desenvolveram o projeto BEM VIVER em (2014), na ocasião, realizando testes de HGT, Verificação de Pressão Arterial, Vacinação, Emissão de Cartão Nacional de Saúde, Apresentação do NASF a população, com verificação de IMC e orientações pertinentes, distribuição de Brindes e Lanches, exames de PSA e PREVENTIVOS, sendo realizados 228 e 135 exames respectivamente. 






Na ASSISTÊNCIA SOCIAL são alguns dos melhoramentos

Ampliação da oferta dos Kits Bebês para o atendimento a uma demanda muito maior das mães grávidas do município e reuniões ordinárias com gestantes para orientação psicossocial.

Expedição de documentos pessoais com regularidade, quebrando o círculo vicioso de se fazer somente o título de eleitor em época de campanha politica;

Atendimento com 2 advogadas com atendimentos semanais para beneficiários da assistência social e conselho tutelar.

Distribuição 16 toneladas de peixe na semana santa com peixes de excelente qualidade além de 3 toneladas de arroz. Uma atenção especial em uma semana valiosíssima para os cristãos. 2013 e 2014.

Oferta de aproximadamente 1.000 vagas de cursos profissionalizantes do PRONATEC SOCIAL previstas em 2013 e até dezembro de 2014.

Cadastro das populações carentes para a construção de casas de alvenarias.

Esta sendo implantado o Plano de controle da natalidade e estudada a possibilidade de oferecer as mulheres a partir dos 25 anos de idade e a partir de 3 filhos cirurgias de laqueadura (ligação de trompas).

Reforma e ampliação do CRAS ambiente com acessibilidade como determina as orientações do Ministério de Desenvolvimento Social de infraestrutura necessária para o atendimento aos usuários dos programas sociais, como por exemplo, os beneficiários do BOLSA FAMÍLIA.

Cardápio elaborado pela nutricionista especialmente para os seguintes grupos: Idosos que frequentam o espaço para eles reservados no município, Gestantes, grupos do PETI e PROJOVEM.

Unificação da Secretária de Assistência Social com a Habitação dando ênfase a questão habitacional de forma prioritária.

Construção de um CENTRO DE IDOSOS na Comunidade de pereiros, Parceria Prefeitura Municipal/ENERGISA.

A maior festa das mães de todos os tempos da cidade realizada em 2013, isso prova que a festa do ano de 2014 não foi tão glamorosa como a de antes pela crise que assola todos os municípios do Brasil e não por descuido.




Na AGRICULTURA são alguns dos melhoramentos

O maior corte de terra em 50 anos de emancipação do município de Parazinho, antes eram 2 horas apenas de corte. Em 2013 foram cortadas quantas horas fossem necessárias aos agricultores familiares;

Parceria entre Prefeitura, Secretaria de Agricultura e a empresa de energia eólica WOBBEN para construção da pista de que dar acesso ao assentamento 1º de junho, garantindo melhorias na qualidade de vida dos agricultores que ali são moradores;

Realização de cursos profissionalizantes para os agricultores das diversas comunidades rurais de Parazinho – RN.

Investimentos na ordem de 300 mil reais em projetos, (Parceria entre Prefeitura/CPFL) divididos entre as comunidades: 1° de Junho, Santa Luíza e Bom Trabalho. Previsão de mais 700 mil até dezembro de 2014.




Na EDUCAÇÃO são alguns dos melhoramentos

Ampliação do PROERD – Programa Educacional de Resistência ás Drogas nas escolas de ensino fundamental; Efetivação concreta do PROGRAMA + EDUCAÇÃO – Preparação para a escola integral no município; Criação exclusiva e digna de admiração das Coordenadorias de Cultura e Juventude em funcionamento;

Inicio das aulas e funcionamento da Creche Municipal na Rua Joaquim de Castro depois da visita da secretária de educação Romeyka Priscila em Brasília/DF no mês de maio/2013.

Contratação de professores graduados de acordo com as disciplinas específicas, evitando defasagem no aprendizado dos alunos.

Realização com parcerias da 1ª Semana da Água com atividades de caráter socioambiental e educacional, com diversas oficinas para professores, alunos e população em geral, (2013).

Realização da 1ª Conferência Municipal de Educação do município de Parazinho, garantindo o livre debate das questões educacionais em âmbito local, estadual e nacional, (2013).

Implantação do Controle Social nas escolas com atendimento psicossocial garantindo atenção especial aos alunos da rede pública de ensino.

Desjejum na educação infantil; Garantia do piso salarial para todos os professores de carreira desde janeiro/2013; Implantação do Programa GESTÃO NOTA 1; Implantação do PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa;

Brinquedotecas para as escolas municipais compradas com recursos da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAZINHO.

Garantia de Água doce (potável).
Para a Escola Municipal Alexandre Câmara em Pereiros. Antes os alunos só tinha acesso à água de péssima qualidade, além de salobra também era armazenada de forma irregular em um tanque no chão.


 

Na ADMINISTRAÇÃO GERAL são alguns dos avanços

Informatização sistema de recadastramento dos funcionários municipais;

Criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que através da Secretária Glaucia Nataly Maia já realizou a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Plano Municipal para destinação dos resíduos sólidos gerados pelas atividades das empresas no município.

Criação da Secretaria Municipal de Obras; Implantação da controladoria pública municipal.


Ainda tem muita coisa pra se lembrar, mas sinceramente ando muito ocupado.


SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI PARABÉNS, VOCÊ GANHOU EM CONHECIMENTO E CIDADANIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário